Comunidade escolar: 5 ações para desenvolver e melhorar o relacionamento entre sua escola e a comunidade
11/08/2021

Comunidade Escolar | Gestão | Gestão Escolar

Comunidade escolar: 5 ações para desenvolver e melhorar o relacionamento entre sua escola e a comunidade

É notória a importância de manter um ótimo relacionamento entre instituição de ensino e a comunidade escolar para um excelente desempenho nos processos educacionais. E, por vezes, surgem dúvidas de como desenvolver e melhorar o relacionamento com essa comunidade. Na gestão escolar, são inúmeros os desafios, dentre eles a constante melhoria no relacionamento entre escola e comunidade escolar. Vamos falar sobre isso?

Primeiro, vamos começar a falar sobre o que é uma comunidade escolar:

Composta por educadores, gestores e outros profissionais que atuam na escola, estudantes matriculados e os responsáveis (mães/pais) desses estudantes. Quando existe um alinhamento entre esses grandes grupos, os objetivos sócio-pedagógicos são realizáveis, com a possibilidade de uma construção em conjunto. 

Por que é tão importante manter uma boa relação entre escola e comunidade?

É essencial e muito amplo o papel que a escola desempenha no desenvolvimento de jovens estudantes. E a influência que educadores exercem na vida e construção deles enquanto futuros cidadãos. Influenciando também o bairro, cidade, sociedade em que a escola está inserida.

Portanto, é sempre satisfatório manter uma boa interação com a comunidade escolar; estreitando laços, promovendo encontros e entregando resultados.

Como é possível manter e/ou melhorar o relacionamento com a sua comunidade escolar

Existem diversas formas de manter um forte relacionamento com a comunidade escolar. No entanto, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar e estreitar esse relacionamento.

  1. Comunicação efetiva

Disponibilize meios de interação entre escola e família. Crie canais de comunicação eficazes para divulgar resultados, fazer campanhas informativas e se conectar virtualmente com a sua comunidade.

  1. Feedbacks constantes

Fortalecer o relacionamento com a comunidade escolar também envolve o bom relacionamento com educadores. Forneça feedbacks regulares aos educadores. Isso ajuda na construção, evolução e resultados da instituição. 

  1. Inovação e tecnologia

Ferramentas tecnológicas podem otimizar a comunicação entre escola e comunidade escolar: educadores, estudantes e famílias.  As tecnologias educacionais visam auxiliar estudantes através de uma educação personalizada. Assim, desperta cada vez mais o interesse deles para os estudos, aumentando o engajamento das turmas. 

Saiba os benefícios das tecnologias educacionais para sua comunidade escolar!

  1. Divulgue resultados

Mantenha os responsáveis sempre atualizados sobre o andamento e desempenho acadêmico dos filhos(as). Hoje é ainda mais prático divulgar resultados constantes e nem precisa, necessariamente, esperar uma reunião de responsáveis: aproveite as ferramentas digitais e divulgue através de portais, aplicativos de comunicação ou newsletters/e-mail marketing. São inúmeras possibilidades. Escolha uma e não deixe de comunicar. 

  1. Eventos e momentos de interação/integração

Promover encontros e momentos de interação com a comunidade também é um meio eficaz de comunicação e melhora de relacionamento. Nesses encontros, que vão além das reuniões de responsáveis, você pode divulgar resultados e apresentar inovações e engajar a comunidade escolar. Educadores e estudantes engajados potencializam resultados diante o ensino-aprendizagem.

Lembre-se sempre: Ter um excelente relacionamento com a sua comunidade escolar é um grande compromisso. Criar ações eficazes para manter e  melhorar esse relacionamento são bastante valorizadas e apoiam na fidelização dessa comunidade.  Fortaleça sempre a parceria com a sua equipe pedagógica! Gostou das dicas? Então acompanhe nosso instagram e fique por dentro dos eventos e materiais que compartilhamos.  Até breve!