Projetos especiais na Letrus

A Letrus quer transformar o Letramento do país por meio da implementação do Programa Letrus nas escolas e também através da execução de projetos especiais que buscam ampliar as vozes dos alunos fora do contexto da sala de aula. Dois dos principais projetos são Primeiro Livro e Projeto MIL, Mulheres Inspiradoras.

A Letrus

Primeiro Livro

Antes de a Letrus existir como a empresa que é hoje, ela foi idealizada pelo educador Luis Junqueira, no projeto Primeiro Livro. No ted talks abaixo, ele conta como esse projeto se desenvolveu.

Passados anos das suas primeiras edições, o Primeiro Livro, que deu origem à Letrus, se desenvolve por meio de uma proposta prática que busca oferecer a crianças e jovens a possibilidade de representar a identidade através da escrita de livros, passando pelo processo da concepção, escrita e publicação.

Para a Letrus, o foco do projeto é levar crianças e jovens a transcender inseguranças e preconceitos em relação à escrita para poder vivenciar o texto de forma mais plena, mais íntima com a construção da identidade. Poder tornar-se cidadão consciente dos jogos de poder do mundo, poder investigar-se e descobrir traços de suas personalidades, poder reencontrar as vontades e os desejos que motivam as vocações de cada ser.

Levar crianças e jovens a transcender inseguranças e preconceitos em relação à escrita.

Projeto Primeiro Livro

O Projeto envolve jovens autores, que têm como missão a escrita, ilustração e publicação de 40 exemplares de um livro; e mentores, que são voluntários que acompanham o jovem autor (pupilo) a distância e/ou presencial.

Saiba mais

MIL - Mulheres Inspiradoras Letrus

Idealizado pela Profª Gina Vieira, o MIL tem como foco meninas de escolas públicas matriculadas no Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e foi criado para proporcionar uma experiência de escrita autoral para garantir que as estudantes exerçam seu direito de acessar conteúdos e temáticas voltados para a valorização das mulheres, ratificando o combate à violência e silenciamento das mulheres.

A trilha de desenvolvimento da escrita autoral inclui a elaboração de um diário de bordo, a leitura de dez autobiografias (Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina etc.), aulas de leitura, pesquisa, entrevistas e a produção final de textos biográficos.

Projeto MIL - Mulheres Inspiradoras Letrus

Mentoras

No papel de mentoras, colaboradoras Letrus buscam dialogar, se conectar e se fortalecer através da facilitação da escrita autoral de um grupo de meninas de escolas públicas. Os principais objetivos das mentoras são facilitar os encontros, promovendo um lugar seguro de conexão entre as mentoradas, compartilhar o repertório escolhido pelo grupo, escutar atentamente os depoimentos das meninas e incentivar a escrita autoral delas como espaço de autoconhecimento.

Facilitar os encontros promovendo um lugar seguro de conexão entre as mentoradas.

Acompanhe o projeto pelas redes sociais